Comparação entre ferramentas pneumáticas e elétricas na agroindústria

Comparação entre ferramentas pneumáticas e elétricas na agroindústria
COMPARAÇÃO ENTRE FERRAMENTAS PNEUMÁTICAS E ELÉTRICAS NA AGROINDÚSTRIA
A agroindústria é um setor que busca constantemente por eficiência e produtividade, recorrendo a tecnologias avançadas para otimizar seus processos. Neste contexto, ferramentas pneumáticas e elétricas são amplamente utilizadas, cada uma oferecendo características únicas. Este artigo destaca as diferenças entre essas ferramentas e enfatiza os benefícios das ferramentas pneumáticas, que são particularmente relevantes para o setor agroindustrial.
SEGURANÇA E DURABILIDADE
Ferramentas pneumáticas são alimentadas por ar comprimido, proporcionando uma fonte de energia mais segura, ou seja, livre de curto circuito e choque elétrico. Estas características são muito importantes em ambiente fabril, onde a diminuição de riscos de incêndio, e danos aos operadores, são fundamentais para o desempenho da empresa. Ferramentas elétricas, embora seguras sob condições adequadas, requerem medidas adicionais de segurança e manutenção para prevenir acidentes elétricos.
SUSTENTABILIDADE E CONSUMO DE ENERGIA
Um dos aspectos mais significativos das ferramentas pneumáticas é sua sustentabilidade. As ferramentas pneumáticas industriais são construídas para terem uma durabilidade maior ao uso, gerando menos manutenção e, consequentemente, paradas no processo produtivo, mantendo uma produção mais uniforme. Já as ferramentas elétricas são profissionais, ou seja, o lifetime é menor por não possuírem a mesma durabilidade que as ferramentas pneumáticas industriais, gerando mais manutenção e resíduos devido ao descarte. Com a evolução tecnológica dos compressores de parafuso, onde a eficiência chega a 95% na conversão de energia elétrica em pneumática, o consumo de energia elétrica, comparativamente com o do uso de ferramentas elétricas é menor, isso porque a cada acionamento da ferramenta elétrica, é gerado um pico de corrente de seis vezes ao do valor nominal, elevando muito o consumo da energia.
VARIEDADE E APLICABILIDADE
A disponibilidade de diferentes tipos e modelos de ferramentas pneumáticas, destinadas a executarem diversos tipos de processos industriais, proporciona uma gama bem maior de soluções do que as ferramentas elétricas. Outra vantagem é a variação de tamanho, forma e empunhadura, aliada a melhor relação peso/potência, comparada as elétricas, proporciona uma melhor ergonomia e adaptabilidade a aplicação que a se destina.
CONCLUSÃO
As ferramentas pneumáticas oferecem um desempenho melhor do que as elétricas, devido a combinação de eficiência energética, segurança, durabilidade, ergonomia e variabilidade de modelos.
Quer saber mais sobre ferramentas pneumáticas industriais para agroindústria, confira em nosso site, a linha completa: